Tudo que você sempre quis perguntar para o seu gato
- Nathalia universoeditor@gmail.com
- 8 de ago. de 2017
- 9 min de leitura
Sabe, agora que estou na casa da tia Thaís, eu consigo observar melhor o comportamento dos humanos. É uma grande diferença você estar rodeada por gatinhos o tempo todo e ficar só um pouquinho com os tios humanos, e estar o tempo todo perto de alguém.Sabe, agora que estou na casa da tia Thaís, eu consigo observar melhor o comportamento dos humanos. É uma grande diferença você estar rodeada por gatinhos o tempo todo e ficar só um pouquinho com os tios humanos, e estar o tempo todo perto de alguém.

Foi assim que eu comecei a reparar que os humanos não fazem muitas coisas que nós fazemos, como cheirar o bumbum um do outro e amassar pãozinho. Foi assim que eu comecei a reparar que os humanos não fazem muitas coisas que nós fazemos, como cheirar o bumbum um do outro e amassar pãozinho.
Sendo a gatinha esperta e inteligente que sou, decidi responder aqui o blog tudo aquilo que você gostaria de perguntar ao seu gato, mas não pergunta porque, bem, ele é um gato e fala gatês e você é humano e fala humanês. Sendo a gatinha esperta e inteligente que sou, decidi responder aqui o blog tudo aquilo que você gostaria de perguntar ao seu gato, mas não pergunta porque, bem, ele é um gato e fala gatês e você é humano e fala humanês.
De onde vieram os gatos?
“Ôh grandiosa filósofa Mufasinha! Responda à grande questão: De onde vieram os gatos? Para onde vão os gatos? Por que os gatos existem????”“Ôh grandiosa filósofa Mufasinha! Responda à grande questão: De onde vieram os gatos? Para onde vão os gatos? Por que os gatos existem????”
Sabe, muita gente se pergunta de onde os gatinhos surgiram e isso é até compreensível. Quer dizer, você vê aquele leão enorme e frondoso e se pergunta: “Como é que uma versão reduzida disso veio parar aqui na minha casa?”.Sabe, muita gente se pergunta de onde os gatinhos surgiram e isso é até compreensível. Quer dizer, você vê aquele leão enorme e frondoso e se pergunta: “Como é que uma versão reduzida disso veio parar aqui na minha casa?”.
Muito bem, de acordo com as minhas pesquisas, os gatos são amigos dos seres humanos faz muito, muito, muuuuuuito tempo!Muito bem, de acordo com as minhas pesquisas, os gatos são amigos dos seres humanos faz muito, muito, muuuuuuito tempo!

Tudo começou quando os humanos aprenderam a plantar a própria comida. Naquele tempo, tios, não tinha ração ou sachê (cruzes!) e os humanos plantavam grãos e coisinhas para comer e ficar fortinho. Tudo começou quando os humanos aprenderam a plantar a própria comida. Naquele tempo, tios, não tinha ração ou sachê (cruzes!) e os humanos plantavam grãos e coisinhas para comer e ficar fortinho.
Só que, assim, não eram só os humanos que se aproveitavam dessas plantações. Quem curtia bastante roubar comida dali eram os ratinhos e é aí que os gatos entram na jogada.
Nós, os felinos, tínhamos como presa natural os ratos. E, naquela época, onde tinha rato, tinha gato. Por causa disso, aos poucos, os bichanos foram se aproximando dos humanos e se acostumando com a presença deles.Nós, os felinos, tínhamos como presa natural os ratos. E, naquela época, onde tinha rato, tinha gato. Por causa disso, aos poucos, os bichanos foram se aproximando dos humanos e se acostumando com a presença deles.

Os gatinhos aceitos pelos humanos, porque os tios perceberam que eles ajudavam a manter as plantinhas bem cuidadas e sem invasores. O resto é lenda e hoje vocês é que são nossos bichinhos de estimação! kkkkkOs gatinhos aceitos pelos humanos, porque os tios perceberam que eles ajudavam a manter as plantinhas bem cuidadas e sem invasores. O resto é lenda e hoje vocês é que são nossos bichinhos de estimação! kkkkk
Por que você cheira o bumbum de outros gatos?
Os cachorros cheiram o bumbum um do outro para dizer “oi”. Eu sei, é muito bobo, né?Os cachorros cheiram o bumbum um do outro para dizer “oi”. Eu sei, é muito bobo, né?
Já a gente costuma fazer isso encostando o nariz no do outro gatinho e, se o outro bichano tiver medo de gatos, ele vai responder com um “fffffuuuu!!!” e aí está seu “oi”.Já a gente costuma fazer isso encostando o nariz no do outro gatinho e, se o outro bichano tiver medo de gatos, ele vai responder com um “fffffuuuu!!!” e aí está seu “oi”.

Mas, voltando à pergunta, a gente cheira o bumbum dos outros gatos para descobrir informações que são bem importantes. Mas, voltando à pergunta, a gente cheira o bumbum dos outros gatos para descobrir informações que são bem importantes.
É o odor do popô alheio que nos diz se aquele gatinho é menino ou menina e se ele está ou não no cio (esse último não acontece aqui na nossa casinha porque todo mundo é castrado). O cheirinho também nos ajuda a comprovar a identidade daquele gatinho. Eu, por exemplo, vivo confundindo meus irmãos Carvão e Robin Hood. Uma cheirada na bundinha já resolve. É o odor do popô alheio que nos diz se aquele gatinho é menino ou menina e se ele está ou não no cio (esse último não acontece aqui na nossa casinha porque todo mundo é castrado). O cheirinho também nos ajuda a comprovar a identidade daquele gatinho. Eu, por exemplo, vivo confundindo meus irmãos Carvão e Robin Hood. Uma cheirada na bundinha já resolve.
As tias voluntárias que cuidam da gente também confundem os gatos de vez em quando!As tias voluntárias que cuidam da gente também confundem os gatos de vez em quando!
Para ajudar nisso, elas colocam coleiras com nome em cada um dos meus irmãozinhos. Às vezes, eles arrancam os enfeites e aí fica uma confusão de identidades, especialmente se for um gato pretinho! Se as tias pudessem cheirar nossos bumbunzinhos, da mesma forma como a gente cheira um do outro, elas nunca iam ficar sem saber o nome de alguém. Para ajudar nisso, elas colocam coleiras com nome em cada um dos meus irmãozinhos. Às vezes, eles arrancam os enfeites e aí fica uma confusão de identidades, especialmente se for um gato pretinho! Se as tias pudessem cheirar nossos bumbunzinhos, da mesma forma como a gente cheira um do outro, elas nunca iam ficar sem saber o nome de alguém.
Por que os gatos abrem a boca quando cheiram algo ruim?
Tem muito gatinho que cheira o bumbum do outro e faz careta! A gente sente aquela essência de popô de gato, abre a boca, olha pros lados e fica com uma cara super engraçada! Parece que tá torcendo o nariz de nojo, né tios?Tem muito gatinho que cheira o bumbum do outro e faz careta! A gente sente aquela essência de popô de gato, abre a boca, olha pros lados e fica com uma cara super engraçada! Parece que tá torcendo o nariz de nojo, né tios?
E é quase isso.E é quase isso.
Os cachorros têm um olfato muito apurado (nisso eles são superiores mesmo, tenho que admitir), mas nós também temos uma habilidade grande em detectar cheiros diferentes em vários lugares.Os cachorros têm um olfato muito apurado (nisso eles são superiores mesmo, tenho que admitir), mas nós também temos uma habilidade grande em detectar cheiros diferentes em vários lugares.
Se você for dono de um gatinho, por exemplo, e fazer carinho em outro animal, pode ter certeza de que seu gato vai te cheirar e abrir a boca depois!Se você for dono de um gatinho, por exemplo, e fazer carinho em outro animal, pode ter certeza de que seu gato vai te cheirar e abrir a boca depois!

Os tios humanos sentem os cheiros pelo nariz. A gente percebe o cheiro pelo céu da boca também, no nosso órgão vomeronasal (estou ficando tão inteligente, de tanto navegar na internet, que daqui a pouco eu mesma vou virar uma tia-voluntária).
Quando a gente abre a boquinha, depois de sentir um cheiro, é para tentar sentir ele o máximo possível, para descobrir o que é.
Por que você perde tanto pelo?

Tem muitos tios que se perguntam constantemente porque os gatos perdem tanto pelo.Tem muitos tios que se perguntam constantemente porque os gatos perdem tanto pelo.
A verdade, tios e tias, é que a gente perde pelo naturalmente. Da mesma forma que você perde pelo ao pentear e lavar seu próprio cabelo.
Vários gatos trocam de pelo com a mudança das estações Eu, por exemplo, uso um casaco mais grosso no frio e, Vários gatos trocam de pelo com a mudança das estações Eu, por exemplo, uso um casaco mais grosso no frio e, no calor, é só um cardigã mesmo.
Outros bichanos também podem perder mais ou menos pelo, dependendo do tipo de ração que estão comendo.Outros bichanos também podem perder mais ou menos pelo, dependendo do tipo de ração que estão comendo.

Hora do Petisco no abrigo, melhor hora!!!
O ideal é você sempre ficar observando seu gatinho e, se perceber que ele está perdendo pelo demais, pode ser bom levá-lo ao tio-veterinário, para entender melhor o que está acontecendo.
Por que os gatos ronronam?
Qualquer pessoa que já pegou um gatinho no colo e fez bastante carinho, deve ter sentido ele ronronar.Qualquer pessoa que já pegou um gatinho no colo e fez bastante carinho, deve ter sentido ele ronronar.
Os tios cientistas ainda não sabem exatamente o porquê da gente fazer isso. Eu, como gatinha, digo que tem vários motivos.
Tem bichanos que ronronam porque estão felizes, quentinhos e contentes. Outros, ronronam quando estão sentindo dor, porque fazer “ronron” ajuda a aliviar a dor, de alguma forma.

A Amanda ronrona até quando vai dar de mamar para os bebês!
Sabe, quando as mamães-gatos vão ter seus filhotes, elas ronronam durante o trabalho de parto. Um dos motivos para os gatos ronronarem é para se lembrar da mãezinha, porque isso também os ajuda a se acalmar e a ficar mais tranquilos. É como um bebêzinho humano, que fica mais tranquilo ao sentir o batimento do coração e a respiração da mamãe. Sabe, quando as mamães-gatos vão ter seus filhotes, elas ronronam durante o trabalho de parto. Um dos motivos para os gatos ronronarem é para se lembrar da mãezinha, porque isso também os ajuda a se acalmar e a ficar mais tranquilos. É como um bebêzinho humano, que fica mais tranquilo ao sentir o batimento do coração e a respiração da mamãe.
Por que vocês amassam o cobertor?
“Amassar o cobertor”, “afofar o travesseiro”, “amassar pãozinho”… Tem vários nomes para esse tipo de atividade, né tios?“Amassar o cobertor”, “afofar o travesseiro”, “amassar pãozinho”… Tem vários nomes para esse tipo de atividade, né tios?

Isso é quando um gatinho pára em cima de um cobertorzinho e começa a abrir e a fechar as patinhas ali. Uma ele abre, outra ele fecha, e assim por diante. O gatinho pode ou não ronronar também, enquanto faz isso.
Esse movimento das patinhas é a mesma coisa que os gatinhos fazem quando estão mamando na mamãe. Eles fazem isso para ajudar o leite a sair, para eles mamarem mais gostoso. Esse movimento das patinhas é a mesma coisa que os gatinhos fazem quando estão mamando na mamãe. Eles fazem isso para ajudar o leite a sair, para eles mamarem mais gostoso.
Quando um gatinho cresce e ainda faz isso, é um sinal de que ele está feliz e contente e é uma forma dele demonstrar que ama seu dono – em especial, quando ele faz isso em alguma parte específica do corpo dele.Quando um gatinho cresce e ainda faz isso, é um sinal de que ele está feliz e contente e é uma forma dele demonstrar que ama seu dono – em especial, quando ele faz isso em alguma parte específica do corpo dele.

Por que vocês têm bigodes?
Os bigodes são essenciais em um gatinho!!! Nunca, nunca, nunca corte os bigodes do seu gatinho! Os bigodes são essenciais em um gatinho!!! Nunca, nunca, nunca corte os bigodes do seu gatinho!
Sabe, a gente tem esse rostinho cumprido e, apesar dele ser um charme, a gente não consegue enxergar diretamente embaixo de nossos olhos. Por isso, os bigodes são nossos guias. Eles ajudam a gente a medir distâncias e a se orientar em um ambiente.Sabe, a gente tem esse rostinho cumprido e, apesar dele ser um charme, a gente não consegue enxergar diretamente embaixo de nossos olhos. Por isso, os bigodes são nossos guias. Eles ajudam a gente a medir distâncias e a se orientar em um ambiente.

Os bigodes ajudam a gente a perceber se está ventando e eles também podem ajudar vocês, que não falam gatês, a entender o que está se passando na nossa cabeça. Se algum dia um gatinho estiver com as pontinhas dos bigodes voltadas para frente, sai de perto porque ele tá nervoso e pode até te morder!Os bigodes ajudam a gente a perceber se está ventando e eles também podem ajudar vocês, que não falam gatês, a entender o que está se passando na nossa cabeça. Se algum dia um gatinho estiver com as pontinhas dos bigodes voltadas para frente, sai de perto porque ele tá nervoso e pode até te morder!
Você já reparou que assim que o meio da tigela de comida fica vazio, a gente começa a pedir mais, mesmo que as laterais estejam cheias? É por isso!!! Nossos bigodes ficam batendo nos cantinhos e atrapalha muito comer nos cantinhos!

Espero que as minhas respostas te ajudem a entender melhor porque os gatinhos fazem certas coisas, né tios??? Se você tiver alguma dúvida que só pode ser respondida por um gato, manda nos comentários!!! Quem sabe eu não consigo te responder?Espero que as minhas respostas te ajudem a entender melhor porque os gatinhos fazem certas coisas, né tios??? Se você tiver alguma dúvida que só pode ser respondida por um gato, manda nos comentários!!! Quem sabe eu não consigo te responder?
Lambeijos da MufasinhaLambeijos da Mufasinha
.png)


Comentários