Cuidados com os gatinhos no inverno
- Nathalia universoeditor@gmail.com
- 10 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Temperaturas muito baixas sempre pedem mudanças, de alimentação, das roupas e até dos hábitos de nós, humanos. Mas e nossos gatinhos, também precisam de adaptações? Conversamos com a Dra. Ana Carolina Buzzo Lopes Rigitano, médica veterinária que atende os gatinhos da Gatópoles, para saber mais sobre o assunto.
É importante sempre ter um local coberto e de preferência fechado contra o vento frio, assim como evitar umidade para não cair mais a temperatura corporal do seu gatinho. Muitas pessoas optam por colocar cobertores para ajudar a aquecê-los, isso pode ser feito, desde que seja mantido seco. Sobre cobrir seu gatinho com o cobertor ou usar roupinhas, Ana informa que não é necessário, a menos que o felino tenha pouca massa muscular (o que dificulta manter a temperatura corporal). Uma boa sugestão é colocar uma bolsa térmica aquecida ou garrafa pet com água quente embaixo da coberta, nunca em contato direto com o gatinho, para evitar queimaduras. Quanto à alimentação, não são necessárias alterações ou adaptações.
Para saber se o seu gatinho está com frio, observe a posição dele deitado, quanto mais o corpinho estiver relaxado, menos frio ele estará sentindo. Em relação à imunidade, existe uma relação dela com o frio, como explica a dra.: “Caso o gatinho passe por um estresse de queda de temperatura o corpo tem que ‘trabalhar’ mais para se manter aquecido e com isso a queda da imunidade pode acontecer”.
Assim como nós, humanos, nossos animais podem pegar gripe e outras doenças na época de frio. Eles manifestam alguns sintomas, principalmente coriza, espirros, olhos avermelhados, podendo ou não estar associado com a temperatura, mas principalmente pela queda da imunidade e manifestação de doenças virais com esses sintomas, como a rinotraqueíte, por exemplo. O melhor meio de evitar é manter as vacinas atualizadas e evitar fatores estressantes que possam causar a recidiva do quadro.
Além disso, com as baixas temperaturas, gatinhos mais frágeis podem evoluir para pneumonia e gatinhos idosos podem sentir mais dores articulares nessa época.
E se eu achar um gatinho na rua em um dia muito frio? É importante acolhe-lo, secar (se estiver molhado), manter em ambiente seco e se possível aquecer com aquecedor (no ambiente, nunca diretamente no gatinho) ou com a bolsa térmica aquecida abaixo da coberta que está deitado, cobrindo com outra por cima. Além disso, procure alimenta-lo e buscar atendimento veterinário. Dependendo das condições pode ser necessário ainda hidrata-lo.
No caso de qualquer dúvida, sintoma ou caso seu gatinho apresente algum comportamento diferente do normal, é sempre importante consultar um médico veterinário.
Participação da Dra. Ana Carolina Buzzo Lopes Rigitano – Médica Veterinária (CRMV-SP 3223)
.png)



Comentários