O que fazer pelo seu gato no frio?
- Nathalia universoeditor@gmail.com
- 4 de set. de 2023
- 3 min de leitura

Oi, tios e tias, dindos e dindas e todos os gatinhos desse mundão! Sou eu, Bibelot, a gatinha mais informativa que vocês já conheceram!
Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante: O que você pode fazer pelo seu amicat no frio.
Como todo gateiro deve saber, nós, felinos maravilhosos, somos quentes! E com isso, não quero só dizer que somos lindos e gostosos, mas também que temos a temperatura corporal mais elevada do que a dos humanos. Nossa temperatura varia de 37,8°C a 39,2°C, e isso nos deixa muito sensíveis ao frio.
Para falar a verdade, eu odeio o frio, tios e tias!
Mas então, como saber que seu gatinho está com frio e como ajudá-lo nessa estação? Eu, Bibelot, um anjo de pelinhos, vou contar todos os segredinhos hihi
Quando estamos com frio, ficamos com as extremidades mais geladinhas do que o normal. Isso quer dizer, nossas almofadinhas, nariz e orelhas! Nós também deitamos bem encolhidinhos, muitas vezes escondendo nossos focinhos com as patas ou o rabinho. Fazemos isso para que o calor corporal não nos escape.
Outra possibilidade é que vamos querer ficar bem juntinhos de nossos tutores, ou até nos esconder embaixo das cobertas! (Eu ainda não tenho minha família, mas era o que eu faria!) E também, se tivermos irmãozinhos, podemos virar um montinho de gatos!
Quando isso acontecer, pessoal, vocês podem nos ajudar de diversas formas.
Primeiramente, o ambiente tem que estar bem quentinho e seco, como o habitat original dos nossos ancestrais. Não poder bater vento na gente, viu! E ar-condicionado nem pensar!
No inverno, há a possibilidade de nossa imunidade cair e isso nos torna suscetíveis às doenças comuns dessa época. Podemos ficar gripados, com coriza, espirro, tosse, olhos lacrimejantes e até febre. Se isso não for cuidado, podemos manifestar doenças virais, como a Rinotraqueíte, que é muito ruim, tios e tias!
O cuidado tem que ser redobrado se o bichano for filhote, idoso ou tiver pouca massa muscular!
Só isso, Bibe??
Claro que não, gente! O essencial é ter todas as vacinas em dia, para que nossa imunidade esteja sempre alta, e ter visitas regulares aos tios vets. Aqui na ONG somos cuidados várias vezes por semana por uma tia muito legal!
Cobertores, caminhas e tocas são sempre bem-vindos, e roupinhas só para os que não se irritarem com elas. Mas é melhor não, pois podemos ficar enroscados e até nos machucarmos.
Também, vocês sabem que não somos muito chegados numa água, né? Então, precisam colocar água fresquinha pra nós com frequência, e ficar de olho se estamos nos hidratando direitinho.
E para manter uma boa imunidade, precisamos ter uma boa alimentação também e, obviamente, isso tem que acontecer o ano todo, não só no inverno, tá?
E se possível, precisamos de um solzinho todos os dias. Nem que seja só na frestinha da janela.
E o que mais, Bibe?!
Bom, não custa lembrar que muitos gatinhos não tem um larzinho quentinho pra se aquecer no frio, então não se esqueçam de ajudar nossa nação! Nossa casinha tem muitos amiguinhos que também precisam ser bem mantidos e cuidados até conseguirem uma família para sempre. Temos enfermaria, idosinhos, esporinhos, FIVinhos, FELVinhos e tantos outros que precisam de um cobertor quentinho ou uma toquinha para se esconderem desse friozão!
Existem várias formas de nos ajudar que, com certeza, vocês já conhecem, não é?!
Acessem nosso site AQUI, e escolham um gatinho para apadrinhar, ou outras formas de auxiliar os tios e tias voluntários a nos manter saudáveis e aquecidos!
Ficamos muito agradecidos, viu! Vamos nos unir em nome de um inverno quentinho para todos os gatinhos do mundo!
Esse ano o friozinho já está acabando, mas guardem essas informações nos seus corações para os próximos anos hehe
Blogueira Bibezinha ficando por aqui mais uma vez.
Me esperem na próxima semana, tá bom?
Um lambeijinho para todos! Miauuu!
.png)



Comentários