Vamos conversar sobre ‘Esporotricose Felina’?
- Nathalia universoeditor@gmail.com
- 16 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Precisamos falar sobre Esporotricose. Mas afinal, o que é? É contagiosa para humanos? Esporotricose tem cura?
Vamos lá!
A Esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix Schenkii, o fungo pode ser localizado em casca de arvores, solos infectados, e nas superfícies das plantas. Ele se reproduz em áreas quentes e úmidas, sendo mais comum em climas tropicais.

Além dos nódulos na pele, o hospedeiro pode ter alopecia, úlceras no tronco, cabeça e nas orelhas, em casos mais graves como na esporotricose cutâneo-linfático ou esporotricose disseminada pode ocorrer problemas respiratórios, gastrointestinais e até locomotores. O diagnóstico é feito por meio de citologia, biopsia, cultura de fungos etc.
O tratamento aqui na Gatopoles é feito com Sporanox, que jamais deve ser administrado sem orientação médica.
Os gatos que recebem esse diagnostico são isolados dos outros para evitar contaminação, e os voluntários que ficam na tarefa de cuidar deles usam equipamento de proteção. A esporotricose também acomete os humanos e pode ser transmitida pelo contato com a ferida do animal infectado, arranhão ou mordida.










Acima, os gatinhos resgatados pela Gatópoles com esporotricose ↑↑↑
E se você tem gato e se pergunta como prevenir a esporotricose saiba que é bem simples, é só impedir que o seu gato tenha acesso a rua, assim ele não terá chance de contato com o fungo e você também não correrá risco.
E veja o que acontece quando você ajuda a Gatópoles!


Hoje temos 12 gatinhos sob tratamento de esporotricose na ONG, e como sempre lembramos vocês, o trabalho é voluntario e vivemos de doações, então precisamos que nos ajudem o máximo que puderem e da forma que puderem para conseguirmos salvar a vidinhas desses gatinhos! A esporotricose é uma doença muito severa e quando não tratada rapidamente ela pode ser fatal, e já perdemos muitos gatinhos por conta dela, mas não vamos desistir!
Veja agora os gatinhos curados da esporotricose e já liberados para adoção! ↓↓↓
Dúvidas sobre eles? Consulte seus nomes no site da Gatópoles para saber mais!



Podemos dizer com suor na testa e um sorriso no rosto que recentemente dois gatinhos foram curados da doença e já estão disponíveis/liberados para adoção! São eles: Hunter e Tyler. Gatos que foram curados da esporotricose não oferecem nenhum risco aos tutores, pois o fungo já não reside mais em seu organismo e não há chance de contaminação pelo fungo, apenas pelo amor rs.
Apoie essa causa e nos ajude a mudar a história de mais gatinhos que sofrem com a doença!

.png)



Comentários