Rinotraqueíte
- Nathalia universoeditor@gmail.com
- 28 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Olá Amigos, vamos conversar um pouco sobre rinotraqueíte, a gripe felina. Uma doença que atinge somente os felinos que pode ser fatal caso não seja tratada.
A rinotraqueíte é uma doença causada pelo herpes vírus felino que acomete o trato respiratório do gato, ou seja, conjuntivas dos olhos, faringe, traqueia, brônquios e bronquíolos.
Os sintomas da “gripe felina” é parecido com a gripe humana, o gato pode ter tosse, espirro, conjuntivite, secreção na área dos olhos e nariz, febre, apatia, perda de apetite e anorexia.
O diagnóstico é feito mediante da observação dos sintomas, geralmente também é solicitado raio-x e hemograma para identificar a gravidade das infecções.
É muito importante levar o gato ao veterinário, é pelos exames que o médico vai saber indicar o melhor tratamento para o seu gato.
O tratamento geralmente é feito com antibióticos, inalação/nebulização diária, expectorante, e em casos de conjuntivite pomada oftálmica, pode ser receitado também vitaminas como suplementação para ajudar na imunidade do bichano.
Rinotraqueíte MATA SIM, em casos mais graves o gato pode parar de se alimentar e falecer por anorexia, por isso a qualquer sinal dos sintomas citado, LEVE AO VETERINARIO.
Para prevenir que a gripe felina é bem fácil, basta vacinar o seu gato com qualquer uma das vacinas (v3, v4, v5) , todas as elas protegem contra RINOTRAQUEÍTE.
Gripe felina é uma doença altamente contagiosa, então caso tenha mais de um gato em casa será necessário isolar o gato contaminado para evitar contagio.


.png)



Comentários