Por que criar gatos “indoor”?
- Nathalia universoeditor@gmail.com
- 19 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Nós da Gatópoles temos a missão de resgatar gatinhos de rua e cuidar deles até que estejam prontos para serem adotados, certo? E para manter os cuidados básicos dos gatinhos, precisamos garantir a segurança e saúde deles. Por isso, uma das exigências para adotar um gatinho conosco, é que o interessado tenha sua casa ou apartamento telado e sem rotas de fuga, pois a criação de gatos sem acesso à rua é a melhor forma de prevenir doenças e manter a saúde do gato estável.

A melhor coisa para um gato é ter um lar aconchegante, quentinho, com comida e água a vontade, e principalmente limpo, livre de qualquer doença. Se necessário, dependendo do temperamento do gatinho, você pode criar um ambiente divertido, com prateleiras, arranhadores e brinquedos. As distrações vão ajudá-lo a passar o tempo e se divertir. Se você dá um ambiente seguro ao seu gatinho e mantém suas vacinas, vermífugo e antipulgas em dia, você está proporcionando a ele uma vida bem confortável.


Visitas esporádicas ao veterinário também são importantes para manter a saúde dele acompanhada e não ter surpresas. É incoerente permitir que o gatinho tenha acesso a rua, pois mesmo vacinado ele pode ter contato com doenças gravíssimas que podem ser fatais para vida dele, como por exemplo a esporotricose, bartonelose e toxoplasmose. Três doenças que o gato pode ter contato facilmente na rua, e que além de fazer muito mal à saúde dele pode ser transmitida a você, porque todas são zoonoses, ou seja transmissível a humanos. Além disso, ele também pode adquirir Fiv e Felv, doenças que afetam a imunidade dos gatinhos e podem fazê-los adoecer com facilidade.
A criação indoor é uma questão de segurança, longe das ruas não há brigas por território que vão machucar o seu gato, além de possíveis acidentes como ser atropelado, ou até agredido por alguém. Ele também pode acabar comendo alguma coisa que faça mal, e dentro de casa a única coisa que ele vai comer é o que você der a ele.
Manter seu gato dentro de casa é uma forma de amor! Além de preservar a saúde do seu melhor amigo, evitará gastos desnecessários e estresse com visitas ao veterinário.
.png)



Comentários