O que você precisa saber sobre a Felv! #1
- Nathalia universoeditor@gmail.com
- 5 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Oi oi, tios e tias!
Vocês sabem o que é a FeLV?
É chamado de FeLV o Feline Leukemia Virus, vírus que transmite a leucemia felina. A doença acomete o sistema imunológico do gato, tornando-o mais vulnerável a doenças infecciosas, anemias, lenta cicatrização em feridas etc.
O vírus acomete apenas gatos, não sendo transmissível para outros animais, como cachorros, por exemplo.
Nesse post, pretendemos esclarecer todas as dúvidas possíveis sobre essa doença, principalmente para que todos entendamos que é possível dar uma boa qualidade vida para um gatinho FeLV+!
Já tenho um gato que não possui o vírus. Posso adotar um FeLV+?
Pode! Gatos não-FeLV podem sim conviver com aqueles que possuem o vírus, desde que estejam vacinados contra a doença.
A vacina em questão é a quíntupla felina (V5), que protege o seu gatinho contra panleucopenia, rinotraqueíte, clamidiose, calicivirose e a própria leucemia felina.
Como o vírus é transmitido?
O vírus da FeLV é transmissível somente entre gatos, através das secreções dos felinos, principalmente a saliva. Também é possível que gatas FeLV+ prenhes transmitam o vírus aos filhotes pelo parto e leite.
O vírus pode ser também transmitido durante brigas, quando os gatos se mordem e se arranham. Por isso é importantíssimo que você faça o teste FIV/FeLV caso tenha acolhido o gatinho na rua, por exemplo, e que procure vaciná-lo o mais rápido possível!
Vale lembrar que todos os resgatinhos da Gatópoles são testados ao chegar na ONG.
Como é feito o tratamento?
O vírus da leucemia felina acomete o sistema imunológico dos gatos, portanto o tratamento é baseado em amenizar os sintomas clínicos que o animal pode apresentar. Podem ser utilizados imunomoduladores e antivirais, mas somente um médico veterinário pode determinar se de fato vai ser necessário o uso de medicação.
Também não deixe de realizar um check-up no seu gatinho a cada 6 ou 12 meses!
Estas são algumas das dúvidas mais frequentes sobre a doença. Ficou mais alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Mas espera que os felvinhos da Gatópoles querem dar um oi!








Até a próxima! ❤
.png)



Comentários