top of page

Como introduzir um novo gatinho ao seu lar

Olá, tios e tias!

A adaptação é necessária para que o animal se acostume com o ambiente, com as pessoas (tutores) e outros animais, não é mesmo? Por isso, quando não é feita da forma correta, muitos adotantes desistem da adoção. Então se você está pensado em adotar um gato, preste atenção nas orientações sobre adaptação que vamos te passar neste post.

GATO RESIDENTE X GATO NOVO

É preciso que você tenha em mente que os gatos se imaginam em uma selva, sabe? E pelo instinto deles, sua casa é um território a ser conquistado, portanto o gato residente é quem possui o território até então e o gato novo precisa ser “aprovado” pelo residente para que possa circular pelo ambiente. Parece um processo de admissão, não é? (risos)

O primeiro passo da adaptação (antes de receber o bichano) é a preparação do ambiente. Prepare um cômodo da sua casa para o gatinho que vai chegar, coloque agua comida e a caixa de areia, deixe que o gato residente cheire os potes e a caixinha, mas não o deixe usar, assim você o sinaliza que nada daquilo é pra ele. É muito importante que, de início, os dois gatinhos tenham o mínimo de contato visual um com o outro.

Olhinhos da Beatriz ❤

O olfato do gato é aguçado é pelo cheiro que se inicia a adaptação de verdade, então troque paninhos, brinquedos, cobertinhas entre os dois para que ambos se acostumem com o cheiro um do outro.

Uma vez ao dia troque os gatos de lugar, coloque o gato residente no ambiente em que o gato novo está, e deixe o gato recém adotado caminhar pela casa para se acostumar com o ambiente. Ponto de alerta: Nunca isole o gato residente, isso causa estresse.

Quando os gatos pararem de fazer “fuzzz” um para o outro, ou aparentarem diminuição do estresse, é quando começa o contato visual. De início não é muito bom soltar de uma vez, deixe-os por alguns minutos no mesmo ambiente sob sua supervisão, dê sachê para eles e faça carinho nos dois enquanto se alimentam. Brinque com os dois juntos para que se acostumem um com o outro. Com o passar dos dias aumente o tempo que eles ficam juntos até que tenha certeza de que não ocorrerão brigas.

O ideal é que os gatos se respeitem e que fiquem ambos no mesmo ambiente sem se estapearem. Não se preocupe, o amor e o carinho vêm com o tempo. 😊 Observação: se por acaso você tentar colocar um gato de frente para o outro e eles começarem a brigar, suspenda o contato visual e volte à etapa do cheiro e troca de ambiente novamente. Em caso de possíveis brigas entre os gatos não grite ou bata neles, chame atenção dos dois com um brinquedo, mexendo o potinho de ração ou batendo palma.

Não existe um tempo certo de duração para adaptar os felinos. Isso vai depender dos dois gatinhos, por isso a paciência do tutor vai ser extremamente necessária. É também muito importante fazer esse processo corretamente para que o gato recém chegado se sinta bem no lar adotivo, e para que ambos não adoeçam, uma vez que o estresse da adaptação feita incorretamente pode baixar a imunidade de ambos.

Temos aqui um de vários exemplos de adotantes da Gatópoles que decidiram dar um lar aos nossos gatinhos mesmo já tendo outro felino em casa. É o caso da Pipoca (ex Adelaide), da Gaia (ex Edith) e do Coca (ex Honey).

As adotantes já tinham um gatinho, o Simba, e mesmo assim todos se adaptaram muito bem!

(primeira foto, da esq. para a dir.: Gaia, Pipoca, Simba e Coca)

**fotos fornecidas pelas adotantes

Adaptação não é um bicho de sete cabeças. Tente fazer o processo da forma mais correta que você puder, assim será menos estressante para você e para eles!

Se por acaso tiver alguma dúvida sobre adaptação é só mandar aqui nos comentários. Vamos adorar te ajudar 😊

Até a próxima!

Comentários


Gatópoles

Gatópoles Adoção de Gatinhos, ONG de São Paulo desde 2013, já resgatou e doou mais de 1600 gatos, todos castrados, vacinados e testados para Fiv e Felv.

  • Facebook
  • Instagram
  • TikTok
  • Youtube
Copyright © 2025 - GATÓPOLES - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Entre em contato:

Recebemos o seu formulário e entraremos em contato!

bottom of page