Adoção especial: o que você precisa saber
- Nathalia universoeditor@gmail.com
- 22 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Olá tios e tias! Finalmente o Chico voltou para escrever para vocês!
Bom, muitos têm receio em adotar um gatinho especial por acharem que vão ter muito trabalho. E realmente, eles precisam de atenção especial – justo, não? –
Aqui vão algumas coisas que você, futuro adotante, precisa saber se estiver interessado em adotar um gatinho especial:
Existem várias definições para “especial”
Por “especial” costumamos sempre presumir que fala-se em deficiência física. Não é bem assim, viu? Fivs (imunodeficiência felina) e Felvs (leucemia felina) positivos estão incluídos por possuírem uma condição médica que não tem cura (mas tem tratamento!).
A Gatópoles acolhe gatos em várias condições. Alguns resgates são complicados, como o resgate da Mooca, onde os gatinhos já vêm com algum tipo de doença.
2. Como vou cuidar de um gato especial?
É mais simples do que parece! Basta você se informar muito bem sobre a condição médica do gatinho (a Gatópoles esclarece todas as suas dúvidas na adoção!). Visitas regulares a um veterinário de confiança, dieta com ração específica e tratamento com antivirais e imunomoduladores são exemplos de como cuidar de um gatinho Fiv+ ou Felv+, por exemplo.

Já os que possuem deficiência física precisam de mais atenção voltada a essa condição. Fisioterapia é uma ótima alternativa para estimular o corpo do gatinho paraplégico a não atrofiar os músculos. E é possível fazer exercícios com ele em casa caso o adotante não possa leva-lo à uma clínica regularmente (mas consulte o veterinário sobre isso, certo?). Também é importante falar sobre o uso de fraldas. Não é fácil para um gato paraplégico fazer suas necessidades sozinho, sabia? Por isso é provável que ele precise usar fraldas em alguns momentos. Existem fraldinhas específicas para gatos, de pano, de bebê.. mas entenda que elas incomodam o gatinho e é preciso ter paciência para lidar com isso. A dieta também pode ser diferenciada para esses felinos, mas nunca, em hipótese alguma deixe de dar todo o carinho que você puder. Eles precisam de amor tanto quanto nós!

3. Tempo, dinheiro e espaço
Sejamos realistas, certo? O cuidado com gatinhos especiais é de fato diferenciado. Sabe quando dizem que, apesar disso, eles podem ter uma vida normal? Bem, guardadas as proporções, sim, eles podem viver tão bem quanto quaisquer outros gatos!

Tempo: não se preocupe, eles ficarão bem se você precisar ir trabalhar, estudar.. mas especifique o tempo em que estará fora de casa no formulário de adoção (isso serve para todos os gatos). Apenas garanta ao gato que você não o deixará sozinho por muitas horas/dias seguidos. E lembre-se de dar a eles o cuidado certo, afinal você se comprometeu a cuidar de uma vida!
Dinheiro: entenda que adotar um gato vai mudar a sua vida e que, como dito acima, seu comprometimento é muito importante. Esteja disposto(a) a acrescentar em seu orçamento, aproximadamente R$ 100 por mês com alimentação de boa qualidade e cerca de R$ 600 por ano com vacinas anuais e atendimento veterinário. Faça as contas e seja sincero consigo mesmo sobre a parte financeira, ok?

Espaço: é importante que o felino tenha seu próprio espaço, como uma cobertinha só dele, uma casinha, uma caixa ou mesmo a sua cama, porque, não importa o quão luxuosas sejam as acomodações.. eles sempre gostam daquela caixa parada há eras no canto do quarto (risos). Não é preciso muito para fazer seu gatinho feliz. Ele também precisa de um lugar para se adaptar ao novo lar por um tempo, tempo esse que pode levar dias, semanas ou meses (pode ser um quarto separado). Faça-o se sentir especial e mostre que ele é o novo dono da casa. E é importantíssimo dizer que os paraplégicos precisam de um espaço diferente, um cantinho onde eles possam se movimentar sem as fraldas. Dúvidas sobre adaptação? Converse com o pós-adoção da Gatópoles, afinal queremos saber como o gato tem se saído em seu novo lar!

Ufa! Muita informação né, tios? Quanto mais conhecimento, melhor!
A Gatópoles cuida muito bem dos gatinhos especiais, viu? Aliás, eu e minha colega Clarice somos Fiv’s+, sabia? Agora sabe 😀
Obs.: quer saber as histórias completas dos nossos catitos? Acesse o nosso site!
Também queremos um lar. Pensem nisso! Se não puder nos adotar, apadrinhem-nos! Até a próxima!
.png)



Comentários