A verdade sobre gatos assustados!!
- Nathalia universoeditor@gmail.com
- 8 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Olá, amicats! Vamos conversar um pouquinho sobre o comportamento felino? Vamooooooos!
Todos conhecemos ou pelo menos já vimos um gato tímido, arisco, medroso ou que parece agressivo, não é? Então vim ajudar vocês a entender melhor como cuidar de um gatinho que se encontra nessas condições, quais motivos para ele agir assim, e mostrar que é possível adotar um gatinho com esse comportamento e mudar sua vida para muito melhor. Vem comigo!!
A primeira coisa que precisamos ter em mente que o gato não é agressivo ou medroso porque é o “jeito” dele, nada disso, pois a forma como um gato se comporta diz muito sobre como ele é ou já foi tratado. O gato que vive nas ruas é maltratado, é agredido, e não só por humanos mas também por outros gatos. A vida na rua é cruel demais e nem todos os gatinhos respondem emocionalmente da mesma forma. Muitas vezes, quando um gato é agressivo, é por autodefesa, porque ele se sente ameaçado por você ou por algo que está perto dele. Por isso é sempre bom lembrar: quando se aproximar de um gato arisco/medroso, não faça movimentos bruscos e não fale muito alto pois barulhos podem assustá-los. O ideal é se aproximar devagar e com leveza, deixando que ele sinta confortável com você.
A verdade é que gatos nessas condições só precisam se sentir seguros e amados, por isso eles precisam muito de um tutor que tenha empatia por ele e por sua história, e que consiga dar todo amor e paciência necessários para que ele se sinta feliz. Ter atenção aos detalhes também ajuda a lidar com o comportamento e descobrir a melhor forma de tranquilizar o gatinho, como por exemplo observar objetos ou atitudes que o fazem sentir mais medo, e evitar situações que possam lembrar algum trauma.
Não é impossível, acredite! Existem muitos gatos que são assustados, tímidos ou medrosos e que depois da adoção, mudam completamente. Aqui na Gatópoles temos muitos casos, como o Raí, a Linda, a Giulianna, o Romeu, o Guilherme, e muitos outros. Logo traremos todas essas histórias com finais felizes para que vocês vejam como um lar e amor transformam muitas vidinhas!
A verdade é que o gato só quer alguém que o ame o suficiente para respeitar sua individualidade e o tempo que ele precisa para confiar e abrir seu coração! Quando ele sente isso, e conhece o amor, algo dentro dele muda, e no seu tutor também!
Mas vale lembrar que uma mudança de comportamento não acontece do dia para a noite, pois exige persistência e principalmente que você não desista e saiba respeitar o espaço do bichano.
A vida dos gatinhos que se encontram nessa situação é muito triste, porque geralmente é mais difícil conseguir adotantes para eles, então ficam muito tempo em abrigos, e por muitas vezes a única vida que conhecem é esta, terminando sua jornada sem conhecer um verdadeiro lar.
Então se você está pensando em adotar um gatinho arisco, tímido ou assustado, ou já considerou essa possibilidade e desistiu, dê outra chance, com certeza você vai mudar a vida de um gatinho para sempre, e a sua vida se encherá de muito amor e gratidão!
Já que estamos falando de gatinhos assustados, eu, Clarice, vou mostrar para vocês alguns que vivem conosco aqui na Gatópoles:




.png)



Comentários