5 plantas tóxicas para o seu gato!
- Nathalia universoeditor@gmail.com
- 7 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Olá, tios e tias!
O hábito de ter plantinhas em casa é bem comum, e para quem tem animais em casa pode até parecer uma boa ideia oferecê-las para o seu bichinho, não é? Há inclusive uma porção de plantas que você pode ter em casa e que estão liberadas para o gatinho, mas também existem aquelas podem ser mais maléficas do que benéficas.
1. Copo-de-leite
A planta copo-de-leite é bem comum e é realmente muito bonita. Constantemente escolhida para decoração, essa planta não é indicada para quem tem animais e/ou crianças, pois seu caule, folhas e flor são tóxicas e podem causar salivação excessiva, irritação e dificuldade de engolir.

2. Lírio
Os lírios costumam ser usados como forma de presentes e arranjos. Os lírios não são uma boa opção para quem tem gatos, pois podem provocar salivação excessiva, dificuldade de engolir, irritação e problemas respiratórios. Em casos mais graves também pode causar problemas neurológicos, convulsões e dificuldades motoras.

3. Tulipas
Tulipas trazem um visual sofisticado para a decoração da sua casa, é verdade, mas para os gatos ela causa irritação, vômito, diarreia e dificuldade respiratória.

4. Azaleia
Azaleias geralmente são usadas em quintais e jardins, apesar de sua beleza a azaleia é uma planta extremamente tóxica, entre os sintomas de intoxicação estão convulsões, perda da coordenação motora, vômito e diarreia. Em casos mais graves pode levar a morte.

5. Hortênsia
Hortênsia é um tipo de planta bem comum e que também deve ser evitada para quem tem gato em casa. A ingestão da hortênsia provoca vômitos, gastrite e diarreia.

Quer uma dica? Veja abaixo algumas plantinhas que não fazem mal nenhum a gatos. Vão deixar seu ambiente lindo e bem decorado!
E não precisa se preocupar, pois seu gatinho estará seguro!

Se mesmo depois desse post você ainda sim optar por manter as plantas citadas, tenha cuidado! Deixe longe do alcance do gato, uma vez que você já sabe que elas não são indicadas para o consumo do felino e que podem fazer mal.
Caso perceba em seu gato algum dos sintomas citados nesse post, leve seu bichano urgente ao veterinário. Veja aqui informações sobre hospitais veterinários públicos em São Paulo. O médico certo é sempre a melhor escolha!
Cuide do seu gatinho!
Beijos e lambidas e até a próxima!
.png)



Comentários